Sabemos que, depois do Coronavírus COVID-19, as viagens não vai mais ser como eram antes. Aspectos como a higiene pessoal, o distanciamento social, o ato de lavar as mãos e usar álcool gel serão parte de nossa rotina de agora em diante, especialmente quando viajamos de um lugar a outro.

Nós já comentamos aqui no blog sobre 11 coisas que vão mudar no nosso modo de viajar daqui para a frente, mas vamos comentar também sobre as medidas de segurança que merecem atenção quando pegarmos um avião no futuro. Se queremos voltar a pegar a estrada, algumas precauções são necessárias. 

Desde que começamos a lidar com essa tal de "nova normalidade", as companhias aéreas e os aeroportos do mundo todo estão adequando seus protocolos para garantir a segurança de todos. Veja abaixo algumas dessas práticas:

Antes do voo

  • Monitoramento de temperatura em alguns aeroportos
  • Sistemas para maior distanciamento entre os passageiros na hora do embarque
  • Uso de máscaras para passageiros e funcionários
  • Serviço de auto-check-in para reduzir as filas e o contacto entre as pessoas. 

Durante o voo

  • Uso de máscara obrigatório para passageiros e tripulação durante todo o voo
  • Incremento dos processos de limpeza e higiene
  • Diminuição do contato entre tripulantes e passageiros
  • Melhor organização das filas para entrada e saída do avião.

Depois do voo

  • Monitoração de temperatura en alguns aeropuertos de destino 
  • Aceleração do processo de devolução de bagagem para evitar aglomerações na esteira
  • Processos automatizados de imigração com tecnologia biométrica e aplicativos para reduzir o contato

De qualquer forma, todas as medidas de segurança só funcionam se cada um fizer a sua parte e se cuidar ao máximo, minimizando os riscos de infecção. Por isso, confira abaixo algumas dicas de cuidado para sua próxima viagem.

5 medidas de segurança para as suas futuras viagens

1. Use a máscara corretamente durante todo o tempo 

E "corretamente" quer dizer: use-a cobrindo a boca e o nariz! Nada de carregá-la na mão, no queijo, no ombro, na orelha... A gente sabe que é um pouco angustiante respirar com máscara o tempo todo, mas, com tudo que sabemos até agora, ela é um dos métodos mais eficazes para evitar o contágio. Ela protege você das pequenas gotículas de saliva de quem está falando, tossindo ou espirrando ao seu redor - e também protege os outros das suas gotículas de saliva. É uma corrente de interrupção de contágio.

2. Carregue um tubo de álcool gel com você

Sabe aqueles potinhos portáteis que adquirimos normalmente para carregar o shampoo e o condicionador nas viagens? Pois chegou a hora de ter um extra para o álcool gel, e deixá-lo à mão o tempo todo. Evite tocar em superfícies, objetos e pessoas e, sempre que o fizer, lave as mãos ou recorra ao álcool gel, que é mais prático, especialmente durante a viagem. Lembre de também desinfectar as mãos sempre que for comer ou tocar no rosto.

Ah, uma dica: prefira um álcool gel sem cheiro. Afinal, você vai usar bastante e o cheiro acaba acompanhando a viagem toda! Já imaginou que chato se ele for forte ou enjoativo?

3. Chegue ao aeroporto preparado, já com tudo resolvido

Evite ao máximo fazer trâmites de viagem no aeroporto, onde a chance de filas e aglomerações é grande. Faça o check-in em casa, baixe o cartão de embarque no celular e viaje com o mínimo de bagagem possível, para ter vantagens no embarque e pegar menos fila na hora de entrar e sair do avião.

4. Fique atento às recomendações de saúde

Algumas normas de segurança são difíceis de cumprir, a gente sabe. Uma delas é o distanciamento, especialmente durante a viagem. Alguns viajantes gostam de fazer amizade já na fila do check-in, mas, infelizmente, este não é o melhor momento para isso. Até que estejamos 100% seguros, temos que fazer a nossa parte nessa pandemia: ficarmos distantes uns dos outros, lavar as mãos, usar a máscara e fazer higienização constante (das mãos, do celular, do fone de ouvido...) com álcool gel. 

5- Seja responsável com você mesmo e com os outros 

Se você tiver tido contato com alguém que testou positivo para o Coronavírus COVID-19 ou se apresentar algum sintoma da doença (como temperatura superior a 38º, tosse, perda de olfato e/ou paladar, dificuldade respiratória e mal estar), não vá ao aeroporto. Ou melhor: nem saia de casa! Procure ajuda médica e evite contato com qualquer pessoa para não correr risco de disseminar ainda mais o vírus.

Seja responsável, cancele ou altere seu voo e isole-se até que a suspeita de COVID seja descartada. A gente sabe que essas medidas tiram um pouco do glamour das viagens, mas lembre-se: elas são de extrema importância para a nossa saúde e a saúde das pessoas que amamos.