Um dos setores mais afetados pela pandemia de coronavírus é o de turismo. Desde que os casos começaram a espalhar pelo mundo, governos e órgãos de saúde adotaram medidas para evitar a propagação da doença que incluem o fechamento de fronteiras e o monitoramento da circulação de pessoas. Essas medidas, juntamente com a baixa demanda de passageiros, fizeram que companhias aéreas mudassem suas regras de cancelamento e remarcação de voos
 
Seguindo a nossa política de "viajantes ajudando viajantes", o Viajala fez um levantamento das ações das principais companhias aéreas, redes de hotéis e de governos ao redor do mundo. Lembrando que, neste momento, é obrigatório o uso de máscaras em todos os voos e aeroportos. Projeta-se e não se esqueça da sua máscara!

Restrições de entrada nos Estados Unidos e outros países

Na última semana de maio de 2020, o presidente americano Donald Trump assinou um decreto que proíbe a entrada nos Estados Unidos de brasileiros ou estrangeiros que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias, devido à gravidade do surto de Coronavírus no Brasil. As companhias aéreas brasileiras que operam voos regulares para os Estados Unidos, Latam e Azul, cancelaram esses voos e estão trabalhando com alteração gratuita da passagem, cancelamento com crédito para compras futuras ou, no caso da Latam, reembolso.
 
Companhias estrangeiras que voam até os Estados Unidos, como United Airlines e Delta Airlines, estão permitindo a alterção do voo sem custo para voar em qualquer data (podendo implicar diferenças tarifárias).
 
Alguns países da Europa, como Portugal e Reino Unido, também restringiram a entrada de brasileiros depois da descoberta de uma variante do vírus por aqui na grave segunda onda da pandemia, no começo de 2021. Por isso, antes de marcar sua viagem, confira as regras para entrada de brasileiros no país de destino.

Novas regras de cancelamento e remarcação de passagens

A Azul, Gol, Latam, VoePass e Map assinaram um acordo com representantes do governo e Ministério Público para regulamentar o cancelamento e remarcação de passagens. Ficou definido que quem comprou uma passagem durante a pandemia pode, salvo exceções: 

- Remarcar a viagem nacional ou internacional sem multa, diferença de tarifa ou qualquer outro custo adicional, por uma única vez, respeitada a origem e destino originais e a validade do bilhete (um ano após a emissão). 
- Cancelar a reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito para compras futuras. Esse valor pode ser usado até um ano da data do voo e é pessoal e intransferível.
- Pedir reembolso, que será pago em até 12 meses após a solicitação.  
- Mudar origem/destino uma única vez, porém estará sujeito à diferença tarifária. 
- Voar na alta temporada, porém taxas de diferenças tarifárias poderão ser cobradas. 

Passageiros com passagem para voar na alta temporada (julho, dezembro, janeiro e fevereiro ou um dia antes de feriados, feriado ou um dia depois) podem:
- Remarcar a viagem para qualquer período da validade do bilhete sem pagamento de taxas. 

 
Governo edita medida provisória
O Governo Federal anunciou a Medida Provisória (MP) nº 925, que traz medidas emergenciais para o setor aéreo brasileiro em razão da pandemia do Coronavírus. Os passageiros que decidirem adiar a sua viagem ficarão isentos da cobrança de multa caso aceitem um crédito para a compra de uma nova passagem, que deve ser feita no prazo de 12 meses contados da data do voo contratado. Quem optar por reembolso, está sujeito às regras contratuais da passagem adquirida, ou seja, é possível que sejam aplicadas eventuais multas. Ainda que a passagem seja do tipo não reembolsável, o valor da tarifa de embarque deve ser reembolsado integralmente. O prazo para o reembolso é de 12 meses.
 
Qualquer alteração feita pela empresa aérea, em especial quanto ao horário do voo e itinerário, deve ser informada ao passageiro com 72 horas de antecedência da data do voo. Caso contrário, a companhia deverá oferecer  as alternativas de reembolso integral ou de reacomodação em outro voo.
 
Ainda que o passageiro seja informado dentro do prazo, o reembolso integral ou reacomodação devem ser oferecidas aos passageiros em voos internacionais quando a alteração for superior a 1 hora e em voos domésticos, superior a 30 minutos. Em caso de falha na informação, e o passageiro somente souber da alteração quando já estiver no aeroporto para embarque, além do reembolso integral ou reacomodação, a empresa também deve lhe oferecer assistência material. 
 

Brasileiros no exterior 

A Anac disponibilizou um formulário para brasileiros que estão no exterior com passagem comprada e que não estão conseguindo voltar ao país. 

Redução no número de voos nacionais

Gol, Azul e Latam reduziram o número de cidades atendidas e a quantidade de voos nacionais. A malha aérea está sendo retomada aos poucos, desde setembro de 2020.
imagem: Anac

Alguns países com restrição de circulação de pessoas:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O que fazer se tem uma viagem planejada? 

O mais sensato no momento é adiar a viagem, principalmente se for internacional. O que você pode fazer é seguir as regras da companhia aérea com a qual você está viajando e reservar nas datas futuras estipuladas por ela, para que você não tenha uma penalidade.

Proteja-se

Se decidir viajar, lave bem as mãos e utilize, sempre que possível, álcool em gel, limpe as superfícies onde você vai encostar e utilize um lenço de papel para espirrar ou tossir. As companhias estão adotando medidas de higiene para evitar a propagação da doença, mas todos têm que fazer sua parte.  
 

O que fazer se está no exterior?

É sempre recomendável, em caso de viagens aos exterior, contratar um seguro viagem. Confira as políticas das principais companhias de seguros para o coronavírus

Como você pode tirar proveito da situação do Coronavírus para suas futuras viagens?

Embora seja arriscado viajar neste momento, espera-se que na segunda metade do ano, as coisas voltem ao seu ritmo usual. Porém, o segundo semestre é alta temporada porque tem férias de julho, 7 de setembro, 12 de outubro, Finados, Natal, Réveillon. É por isso que você deve ir em frente e começar a reservar seus voos agora. Lembre-se de que a antecipação é a chave para viagens baratas. 
Para ajudar você a ficar mais tranquilo na hora de comprar seu bilhete, o Viajala criou uma ferramenta que mostra se os voos exibidos incluem alterações ou cancelamentos gratuitos caso você desista da viagem.

A gente vai continuar atualizando* este artigo, assim que novos dados forem surgindo. Acompanhe o @viajala_br no Instagram, estamos sempre postando dicas por lá.