Viajar é, sem dúvida, um dos maiores prazeres da vida - mas também pode ser uma fonte tremenda de dor de cabeça, caso a gente não se organize para ter a melhor experiência possível. Imprevistos acontecem e eles costumam dar as caras já no aeroporto. Por isso, separamos dicas importantes para evitar tudo que pode dar errado no comecinho da viagem.
 
1. Levar uma bagagem fora do padrão
 
 
As companhias aéreas possuem regras específicas de bagagem dependendo do tipo de tarifa adquirida. Quando comprar a sua passagem, verifique o regulamento da empresa: tamanho e peso da mala de mão permitida; se inclui bagagem despachada; se sim, quantas e de quantos quilos; etc. Comprar o despacho de uma bagagem no balcão do aeroporto pode sair bem caro e despachar volumes ou quilos a mais pode sair mais caro ainda. A ferramenta de bagagem do Viajala ajuda muito nessa hora, mostrando quanto sai, em média, despachar uma bagagem em cada voo mostrado.
 
Organize bem os seus pertences, confira as regras da passagem comprada antes de fazer as malas, leve somente o essencial e, se possível, pese as bagagens antes de sair de casa em uma balança comum, para evitar surpresas na hora do check-in. 
 
2. Ter sua mala danificada ou extraviada
 
Imagine que, após o desembarque, você vai até a esteira para retirar a bagagem que despachou e... ela não está lá. De acordo com a Sita (Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas), a cada mil viajantes, mais de cinco malas são extraviadas. Em voos com muitas conexões isso é mais comum, mas também pode acontecer em voos diretos. Nesse caso, mantenha a calma e se dirija ao balcão da companhia aérea, que tem o dever de resolver o problema por você. Aqui a gente explica os direitos de quem teve a mala extraviada
 
Caso você receba sua mala danificada (coisa que pode acontecer durante o transporte da bagagem no avião ou em solo), a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) diz sugere que você informe o problema à companhia aérea em até sete dias, e ela tem mais sete dias para reparar o dano, quando possível, ou substituir a bagagem avariada por outra equivalente. 
 
3. Ser furtado antes do embarque
 
Furtos em aeroportos são mais comuns do que se imagina. Só no primeiro semestre de 2019, 31 casos foram registrados no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A regra aqui é: por maior que seja o cansaço ou a preocupação com seus documentos, seu visto ou o horário de embarque, nunca seja displicente com a bagagem! O aeroporto é um lugar público, como uma praça ou rua qualquer, e o pior, costuma ser sempre lotado. Entra e sai gente o tempo todo e qualquer pessoa mal intencionada pode estar contando com descuido de alguém com sua bagagem. Existem, inclusive, quadrilhas especializadas em roubos em aeroportos. Em julho de 2019, três pessoas foram presas suspeitas de pertencerem a um grupo que atuava no saguão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.
 
Para evitar que aconteça com você, mantenha suas malas sob supervisão. Na hora da refeição, deixe seus pertences o mais próximo possível da sua mesa, sempre à sua frente, nunca atrás de você. Para aqueles que passam a noite no aeroporto ou mesmo tiram um cochilo antes do voo, uma dica é deitar em cima da mala ou fazê-la de travesseiro, para que ninguém tente abri-la. 
  
4. Ser furtado depois do embarque
 
Sim, isso também é possível - e você só fica sabendo ao desembarcar. Caso você perceba que sua bagagem despachada foi aberta ou notar que algum item sumiu, saiba que a companhia aérea é a responsável por tudo que acontece com ela a partir do despacho. Procure a companhia e comunique o fato, por escrito. A ANAC também recomenda registrar uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato. 
 
Se comprovado o furto, cabe indenização. Em 2018, um casal que retornava do Paraná para Minas Gerais foi indenizado em mais de R$ 12 mil.  
 
Para facilitar a identificação dos itens, é recomendado tirar uma foto da sua mala aberta antes de despachá-la. Assim fica mais fácil provar seu conteúdo. E nada de transportar objetos de valor, dinheiro e documentos em mala despachada. O ideal é eles irem com você na mala de mão. 
 
 
5. Errar o aeroporto
 
Grandes capitais costumam possuir mais de um aeroporto, então confira em qual local você irá embarcar e descubra com antecedência como ir do aeroporto para o Centro da cidade ou para o seu hotel e quanto tempo demora o trajeto, para não fazer uma programação de viagem muito apertada. Se o seu voo tem escala, observe se a chegada de um voo e a partida do próximo é no mesmo lugar. Por exemplo, você está em Curitiba e vai viajar para Londres, com uma escala no Rio. O seu trecho nacional chega no Aeroporto Santos Dumont, na Zona Sul do Rio, porém, seu trecho internacional, que vai para Londres, sai do Galeão, a 18 quilômetros dali. É importante notar que, nesse caso, é preciso que haja tempo suficiente entre os dois voos para viabilizar o deslocamento por terra.  
 
6. Perder o voo por atraso
 
Isso todo mundo sabe: o recomendado é chegar ao aeroporto com antecedência. Em voos domésticos, uma hora antes; em caso de embarque internacional, esse tempo sobe pra de 2 a 3 horas. Mas, por mais que pareça improvável, muita gente chega a tempo no aeroporto, mas não consegue embarcar. Isso pode acontecer porque o aeroporto é maior do que o imaginado, porque não encontrou o portão de embarque, porque a fila no check-in ou na esteira de raio-X era muito grande ou até mesmo porque ficou empolgado no free shop ou na lanchonete. Por isso, o recomendado é fazer o check-in online, sempre que possível, e ir direto para a área de embarque. Aí, se ainda sobrar tempo, dá para fazer um lanche ou umas comprinhas ali por perto.
 
O passageiro também tem que ficar atento ao fuso horário: a hora que está escrita no cartão de embarque é a hora local. Ou seja, o horário do embarque é o do local de embarque e o da chegada está no fuso do desembarque. Além disso, outros países podem identificar o horário do voo com as siglas AM e PM, que significam, basicamente, antes do meio-dia e depois do meio-dia. Por exemplo: 6 pm significa 6 da tarde, enquanto 6 am significa 6 da manhã; já 12 am marca o começo da madrugada, ou seja, meia-noite. 12 pm é, naturalmente, meio-dia.
 
 
 
7. Ter seu voo atrasado ou cancelado 
 
Voos cancelados e atrasados podem causar muita frustração no passageiro, porém são uma realidade, seja por questões operacionais, metereológicas ou até greves trabalhistas. A ANAC determina os deveres que a companhia aérea tem que cumprir com o viajante. O Viajala já explicou o que você deve fazer caso tenha um voo cancelado ou atrasado.
 
8. Confiar demais no wifi do aeroporto
 
Não dá para confiar que todo aeroporto tem internet e muito menos que ela vai estar funcionando no dia. Por isso, anote as informações do voo antes de sair de casa, e leve também anotados os detalhes de como sair do aeroporto e chegar ao seu destino. 
 
9. Esquecer documentos importantes para o embarque
 
Nem só de carteira de identidade e passaporte funcionam os embarques. Esses são os documentos primordiais, é verdade, mas dependendo do destino escolhido, você também pode precisar de mais papelada, como visto para o país, carta convite, aceite de universidade ou documento que comprove vínculo de trabalho (especialmente para quem vai estudar, trabalhar ou passar temporadas longas) e comprovantes de vacinação. 
 
Dependendo da situação do passageiro, a companhia aérea pode se recusar a realizar o embarque. Por exemplo, menores desacompanhados sem autorização, grávidas sem a documentação exigida, entre outros, podem ser impedidos de embarcar.