Mais um feriado em 2019, mais uma oportunidade ótima para viajar, seja em família, sozinho ou com amigos. Para quem ainda não programou sua viagem na Semana Santa, fizemos uma seleção de destinos nacionais baratos onde a celebração da Páscoa já é um atrativo turístico por si só.

Ouro Preto, MG

Ouro Preto, cidade histórica a 90 quilômetros de Belo Horizonte, tem algumas das festas populares mais bonitas de Minas Gerais. Uma delas é a Semana Santa, cujo símbolo são os longos tapetes montados com serragem colorida que se estendem pelas ladeiras da cidade fundada em 1711.
 
 
Os tapetes são feitos minuciosamente na madrugada de sábado para domingo por turistas e locais - quem quiser ver o processo acontecendo e as imagens tomando forma pela rua, tem que virar a noite.
 
De manhã cedo, as badaladas do sino da Igreja anunciam o fim do trabalho e o começo da missa de Páscoa.

Gramado e Canela, RS

A Serra Gaúcha é muito procurada no fim do ano, durante o Natal Luz, mas a verdade é que a Páscoa na região é igualmente encantadora para quem viaja em família. 

A começar pela decoração - fachadas, ruas e postes recebem bonecos de coelhinhos, ovos e outros enfeites que lembram a data. 


Uma divertida Parada de Páscoa acontece no fim da tarde durante duas semanas, tanto em Gramado quanto em Canela. Atrações de música e teatro também chamam a atenção na Rua Coberta e na praça da Igreja Matriz São Pedro enquanto as fábricas e lojas de chocolate - produto que deu fama à região - promovem feirinhas e festivais gastronômicos.

Além disso, o museu Mundo do Chocolate é perfeito para ser visitado nessa época: são 200 esculturas maciças de chocolate exalando um cheirinho doce delicioso. Não tentar devorar o museu inteiro é um exercício constante - principalmente para as crianças.

Goiás Velho, GO

Imagine uma tradição de quase 300 anos, onde homens encapuzados invadem as ruas escuras de madrugada com tochas de fogo perseguindo um prisioneiro, ao som de batidas intensas de tambores.
 
Isso acontece todos os anos em Goiás, ou Goiás Velho, cidade histórica fundada no século XVIII a 140 quilômetros de Goiânia.
 
 
A "Procissão do Fogaréu" é uma tradição que veio da Espanha, trazida por um padre espanhol em 1745. Os trajes de túnica e máscara dos Farricocos, personagens que representam os soldados romanos no momento em que perseguem e prendem Jesus, lembra as roupas usadas nas procissões da Semana Santa da Andaluzia.
 
Tudo acontece à meia-noite da Quarta para a Quinta-Feira Santa. Nas ruas de pedra da pequena cidade, entre os prédios coloniais bem preservados, as luzes são apagadas e os Farricocos fazem a procissão de pés descalços e tochas acesas, iluminando o caminho da perseguição. 
 
Outra celebração goiana importante e antiga é a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece na também histórica Pirenópolis, a 160 quilômetros de Goiás Velho, 50 dias depois da Páscoa.
 
A festa veio para o Brasil com os portugueses e tem seus primeiros registros na cidade goiana em 1819. O ponto alto são as Cavalhadas, recriação de torneios medievais, onde mouros e cristãos armados com lanças e espadas duelavam à cavalo. As batalhas são retratadas até em garrafas de cerveja locais.
 

Pomerode, SC

Você pode ir até a Alemanha para conferir a antiga tradição da Osterbaum, a "Árvore de Páscoa" - ou você pode ir mais pertinho, na cidade mais alemã do Brasil.

Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é a casa da maior Árvore de Páscoa do mundo, segundo a última edição do Guinness World Records.

 
No ano passado, a árvore de 25 metros, montada com casquinhas de ovos naturais sobre galhos secos, teve mais de 80 mil casquinhas pintadas e virou a principal atração turística da Osterfest, festa de Páscoa da cidade.
 
Nesse feriado de Semana Santa, dá para montar um roteirinho por lá. Depois de conhecer Pomerode e aproveitar a gastronomia local, ainda dá tempo de passar pela charmosa Blumenau, também de arquitetura alemã, cheia de bons restaurantes e cervejas artesanais, a apenas 30 quilômetros dali. Outra opção é pegar uma praia em Itajaí, Balneário Camboriú ou Itapema, que ficam de 80 a 100 quilômetros de Pomerode.
 
E aí, já escolheu seu destino favorito para passar a Semana Santa 2019? Tem alguma outra sugestão? Conta pra gente!